sábado, 24 de setembro de 2011

Artigo de opinião sobre: Os idosos

É tempo de compreender e respeitar os idosos
Com aumento da expectativa de vida, com a chegada na chamada terceira idade, é urgente e é tempo de a população aprender a respeitar os idosos, desde a infância, em casa, na escola e no seu meio social. É urgente que nossa sociedade se conscientize sobre o valor do idoso, este que muito contribuiu e muito tem a contribuir na sociedade.

Tratar a velhice é planejar o futuro, isto é, buscar saber qual é o processo de velhice ideal para a sociedade? O que é ser velho para a família, para o indivíduo e para a sociedade?

Neste sentido, acredito que ser velho é ter obtido em sua vida, além de mais idade, uma maior quantidade de emoções e vitórias, acertos e erros, no decorrer do seu 60 ou mais anos. É sempre bom lembrar que, quanto mais velhos, mais sabedoria têm, ou seja, podemos fazer um comparativo com os vinhos que, quanto mais velhos, melhor a qualidade.

Durante o processo de envelhecimento, o ser humano sofre mudanças e é neste momento que a família e a população precisam aprender a ser mais flexíveis. É preciso compreender que esse processo de envelhecimento é parte da vida, pelo qual todos passaremos ou quase todos.

Envelhecer é um desafio para o nosso amadurecimento e, consequentemente, para o nosso crescimento pessoal. Contudo, é importante destacar que a velhice não é um processo único, mas a soma de vários outros distintos entre si. Sendo assim, a velhice é um constante e sempre inacabado processo de transformação.

A pessoa idosa possui um diferencial em sua personalidade, devido à quantidade de sentimentos de amor e raiva que já pudera vivenciar. É urgente que a população compreenda a necessidade que os idosos têm em partilhar com a sociedade suas ideias, informações, desejos, conhecimentos e experiências.

Enfim, muitas outras palavras poderiam ser citadas nestas linhas, que contribuiriam para uma atitude de respeito, atenção, paciência e amor com os idosos. Mas o ideal é nós aprendermos a dar valor aos idosos que um dia foram crianças e jovens adultos como somos.

Eles são nós, amanhã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário